quarta-feira, 25 de abril de 2012

Coleta seletiva obrigatória após 2011



Vereadores da cidade de São Paulo aprovaram projeto de lei que prevê um pacote de medidas ambientais. Entre outros pontos, a lei vai tornar obrigatória a coleta seletiva na Capital até 2011.
Atualmente, a estimativa é de que a rede atual colete apenas 1% do produzido na cidade. Pela proposta, vai caber ao município estabelecer como o serviço será desenvolvido.
Chamado de política de mudança do clima, o projeto é uma espécie de pacote de diretrizes ambientais e segue agora para sanção do prefeito Gilberto Kassab (DEM), autor do projeto.
Além da coleta seletiva, a lei propõe medidas que têm como objetivo a redução da emissão de dióxido de carbono em 30% até 2012.
Para alcançar a meta, a medida determina, por exemplo, o uso de combustível verde na frota de ônibus da capital até 2018 (veja outros pontos abaixo). Já neste ano, porém, as empresas devem garantir a diminuição de 10% da emissão de gases poluentes.
A cada cinco anos, o governo municipal terá de divulgar as ações executadas e informar em quanto a emissão de gases diminuiu.
Na avaliação do fundador do Movimento Nossa São Paulo, Oded Grajew, a lei é importante por ser a primeira no país a estabelecer diretrizes e metas. "Ela não esgota tudo o que precisa ser feito, mas é um avanço. Agora, é preciso acompanhá-la para garantir que tudo isso seja implementado", afirma.

Setor Reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário